III Domingo da Quaresma 2020 – Ano A
Tempo de Dar

O Evangelho deste 3.o Domingo da Quaresma (Jo 4, 5-42) mostra-nos que Jesus, Filho de Deus, foi enviado pelo Pai não apenas para alguns, mas para toda a Humanidade, e a todos nós Convida a beber da Água Viva que é Presença do Espírito Santo em nós, que nos faz renascer como Filhos de Deus e nos Dá a Vida Eterna.
A todos Nosso Senhor convida à conversão, a viver o Evangelho e a levar aos outros a Boa Nova da Salvação.
E em tempos de provação, como aquele que agora vivemos com a pandemia do Covid-19, é ainda mais premente a Oração, a Confiança na Misericórdia de Deus, a leitura da Palavra de Deus, em suma, bebermos a Água Viva que Nosso Senhor nos oferece.
Oração :
Senhor Jesus, presença de Deus Pai, Dá-me de beber da Água Viva que é o Teu Santo Espírito habitando em nós. Ajuda-me a viver sempre em Tempo de Dar, a partilhar-me no que os outros precisam e não no que me sobra, a dar-me sem medo e sem esperar algo em troca. E, sobretudo, não permitas que alguma vez me afaste de Ti, meu Senhor e meu Deus, de Ti que te Deste na Cruz por nós. Louvado Sejas.

Desafio Semanal :
Darmo-nos: eis o Desafio desta semana. Darmo-nos a Deus, como filhos, e aos outros, como irmãos. E num momento em que todos somos chamados a combater a progressão do vírus Covid-19, o melhor modo de nos Darmos é cumprir os cuidados de higiene, de precaução, e de redução de contactos que nos são recomendadas.
Mas Darmo-nos é também estarmos atentos aos outros, aos vizinhos, aos idosos, aos que estão sozinhos, a quem poderemos ajudar comprando alimentos, verificando se estão bem ou precisam de ajuda, telefonando, dando uma palavra de consolo… Sempre sem descurar os cuidados necessários.
E continuando a fazer a pôr de parte a nossa Renúncia Quaresmal, oportunamente, com a sua entrega, do pouco faremos muito, no Apoio às Famílias Carenciadas da Diocese e na reconstrução de uma escola em Moçambique.

Convite :
Mesmo com a interrupção provisória da Celebração Pública da Santa Missa, podemos e devemos encontrar-nos com Deus na Oração, e assistindo às emissões televisivas da Missa, ou nas emissões de rádio ou na internet.

E no dia 19, Dia do Pai, demos Graças, a Deus Nosso Pai, pelo dom da Paternidade, pelos nossos pais, e pelo Amor de Deus para com todos nós.

Mensagem elaborada pela Catequese de Adultos

Leave a Reply