Caríssimas(os) Irmãs e Irmãos:

«Pedimos-vos em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar com Deus».

Este é o apelo que a todos nós nos dirige o Papa Francisco na sua Mensagem para esta Quaresma.

Em resposta a este apelo, a Paróquia propõe a todos os Paroquianos uma CAMINHADA, para os Tempos Litúrgicos da QUARESMA e da PÁSCOA. Esta Caminhada, pessoal, de Família e de Comunidade, é inspirada pelo Lema escolhido: “QUARESMA: O Tempo do Coração”.

1 – Os SÍMBOLOS da nossa Caminhada  são o RELÓGIO e a CRUZ, o ponteiro que marca o Tempo. Tantas vezes nos queixamos da “falta de tempo”! Deus é o Senhor do Tempo, o Senhor da História! Nesta Quaresma, vamos olhar para a nossa vida  e, em cada semana, centrar a nossa atenção no Tempo: DE SER, DE RECONHECER, DE ESCUTAR, DE DAR, DE VER, DE ACREDITAR, DE ESTAR, DE SILÊNCIO!

2 – Sinais:

BENÇÃO DE CRUCIFIXOS – A CRUZ está sempre presente na nossa Caminhada. Nas Eucaristias do III Domingo da Quaresma (14/15 Março) vai-se proceder à Benção dos Crucifixos que devem trazer de casa, ainda que já tenham sido benzidos.

ESTANDARTE – Vamos ter à venda na Igreja o ESTANDARTE DA QUARESMA/PÁSCOA, para ser colocado nas janelas/varandas das nossas casas, testemunhando que somos Cristãos assumidos!

3GESTO COMUNITÁRIO No final das Eucaristias será entregue uma Mensagem como texto de apoio à vivência da nossa Caminhada. Viver o Desafio de cada semana! 

4 – DIA DO PAINas Eucaristias do IV Domingo, 21/22 de Março, vamos assinalar o Dia do Pai, com todos os Pais presentes.

5 – CONFISSÕES PAROQUIAIS: 7 de Abril – 21 horas. Experimentamos a Misericórdia de Deus, quando nos abeiramos do Sacramento da Reconciliação.

6 – ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA IGREJAEste ano assinalamos o XI Aniversário da Dedicação nas Eucaristias do V DOMINGO da Quaresma – 28/29 Março.

7 – TRÍDUO PASCAL – Descobrir a beleza celebrativa  e viver os Mistérios da Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal.

8 – No TEMPO PASCAL a dinâmica da Caminhada centra-se no LEMA: PÁSCOA: O CORAÇÃO DO TEMPO, colocando no Relógio Símbolos em cada semana.

9 Mês de Maio: Oração do Terço, Dia da Mãe (Dia 3), LausPerene (Dia 9), Concerto da Primavera e IV Concurso de Quiches e Tartes, no Solar dos Zagalos  (Dia 23), Procissão de Velas/Via Lucis (Dia 30).

 

Nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação apostólica Christus vivit: «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo» (n. 123). A Páscoa de Jesus não é um acontecimento do passado: pela força do Espírito Santo é sempre atual e permite-nos contemplar e tocar com fé a carne de Cristo em tantas passoas que sofrem”.(Mensagem Papa Francisco)

Levanta(-te), Regressa, Partilha(-te)

“Desejo a todos um bom caminho de Quaresma, crescendo em liberdade e solidariedade, seguindo os passos do Senhor Jesus e de Maria, escutando a sua voz naqueles que precisam e partilhando com eles os dons que recebemos do Pai do céu.”

(Mensagem do nosso Bispo, D. José)

I – COMPROMISSOS / ATITUDES:

Estar disponível para desempenhar funções e ministérios na Paróquia: ministro da comunhão, leitor, acólito, salmista, cantor, limpeza/manutenção da Igreja, visitador, arranjo de flores, etc.. TEMPO DE SER!

Visitar os doentes, os idosos mais abandonados e os prisioneiros. TEMPO DE ESCUTAR, DE ESTAR!

Comunicar à Paróquia situações de Idosos que vivam sozinhos, sem apoio familiar, de Famílias com grandes dificuldades, etc…! TEMPO DE VER!

Fazer as pazes com quem estou desavindo ou zangado.

Fazer o propósito de renunciar ao que é dispensável ou reduzir o consumo, como, por exemplo: bolos, doces, pastilhas, sumos, café, álcool, tabaco, discotecas, saídas nocturnas, cinema, etc. TEMPO DE RECONHECER!

Ajudar nas Recolhas de Alimentos e na preparação dos cabazes de alimentos para as Famílias, colaborando com o Apoio Fraterno. TEMPO DE ESTAR!

Trazer semanalmente, para a Eucaristia, alimentos, como partilha, para as Famílias carenciadas, por exemplo: salsichas, azeite, óleo, enlatados, massas, leite, etc..TEMPO DE DAR!

II – ORAÇÃO:

Fazer todos os dias a minha oração, fazendo o Sinal da Cruz ao levantar, falando com Deus, partilhando os meus problemas, as tristezas e alegrias, agradecendo a vida, os pais, os irmãos, a família, etc..! TEMPO DE SILÊNCIO!

Ao longo do dia, ter sempre DEUS presente no meu pensamento, quer esteja na escola, no trabalho, nos transportes, etc..! TEMPO DE ACREDITAR!

Ao deitar, rezar, pelo menos, três “Ave-Marias” a Nossa Senhora do Livramento, nossa Padroeira, para que a nossa Mãe nos ajude na nossa Caminhada.

Caminhar com a ajuda do livrinho “Rezar na Quaresma”,  à venda na Igreja. TEMPO DE SILÊNCIO/DE SER!

III – ABSTINÊNCIA/JEJUM/RENÚNCIA/ESMOLA:

Todas as Sextas-Feiras devo fazer ABSTINÊNCIA, ou seja, não devo comer carne ou outro alimento preferido.

Jejuar é reduzir a quantidade de alimentos, comer apenas o necessário. Não esquecer o verdadeiro JEJUM…”tudo o que nos impede de realizar em nós o projecto de Deus.”

EsmolaEstar mais atento aos que precisam neste tempo favorável do Amor. Como diz o nosso Papa Francisco: “dar esmola” deve ser um “estilo de vida” do cristão! Seremos felizes se partilharmos!

RENÚNCIA: Trazer a minha Renúncia Quaresmal.

(Versão Impressa)

Leave a Reply